História da Radio Cristal FM 87,9

Tudo começou quando sentimos a necessidade de trazermos mais informação para o nosso povo e essa luta começou muito tempo ainda na década de oitenta quando o natal abriu a primeira radio no municipio de Xambioá que funcionava no casarão, casa de festa. Mas como o natal outros tantos tentaram implantar e legalizar, mas diante das dificuldades de levar em frente todos acabaram desistindo, Gostaria de citar pessoas como Sassá, Carlos Madrugada e tantos outros que também não conseguiram. Como as dificuldades são muitas acabam desistindo ou sendo fechados pela Anatel. Só que agora estávamos determinados a atingir o nosso objetivo, e não desistir, mas nunca eu pensei que fosse tão difícil a legalização de uma rádio, fui a Brasília varias vezes, foram quase 3 anos de idas e vindas.

Certo dia em uma conversa com Sr. Airton do Calcário surgiu a ideia de implantar uma rádio em nosso município. E quando o governo federal publicou o edital no diário oficial da união, abrindo assim o espaço para demonstração de interesse em in plantar o serviço de radiodifusão, com o diário oficial da união fui ao Banco do Brasil agência de Xambioá e pagamos a taxa exigida pelo ministério das comunicações e preenchendo o formulário de interesse e protocolamos no ministério em Brasília. Procuramos o Edmilson, funcionário da mineração vale do Araguaia para fazer medição da área através de um GPS, com sua localização e coordenadas encaminhamos para o ministério em Brasília.

Fundamos a associação e registramos no cartório de notas em um livro aberto para essa finalidade, ou seja, radiodifusão. Dai feito esses procedimentos partimos para Brasilia, onde gostaria de homenagear Célio Horst, funcionário da FUNAI lotado em Brasília, viajei várias vezes em sua companhia, fomos varias audiências juntos. Depois de onze meses de protocolado e graças a intervenção do Senador João Ribeiro o processo passa a ser analisado pelo ministério das comunicações e são feitas varias exigências bem como: modificação do livro de registro, mudança do local pretendido para sua instalação, modificação do seu estatuto e apresentar o projeto técnico.

Para fazer o projeto técnico, contratei o engenheiro eletrônico Dr. Toshiro que além de fazer o projeto técnico, fez também a homologação dos aparelhos junto a Anatel. Como havia vários pedidos de demonstração de interesse em executar o serviço de radiodifusão em Xambioa foi dado um prazo de 30 dias para manifestar ou não, a única que manifestou foi uma ONG que defende a preservação das ilhas do Rio Araguaia, a quem rendo minha homenagem a Rui, oficial bombeiro aposentado, com seu gesto de desistência ajudou a contribuir para legalização. As outras não foram encontradas ou não quiseram manifestar.

Depois de aprovados a demostraçao de interesse, apresentando o projeto e a sua homologação dos aparelhos junto a ata O processo 1980 é encaminhado ao congresso nacional, especificamente para comissão de comunicação presidida pelo Deputado Federal Eduardo Gomes. Com o parecer favorável vai ao p’enário para se r votado. E eu estava no plenário juntamente com Regis Carlos e assistimos a sessão, foi uma das maiores alegrias da minha vida.

E aprovado no plenário por unanimidade com ajuda do deputado Eduardo Gomes e em seguida vai para o senado onde também é aprovado com ajuda do Senador João Ribeiro. Do congresso foi enviado para casa civil da presidência da ‘republica para sansão do Presidente Lula e sua publicação no diário oficial da união. Vários nomes foram sugeridos. mas buscamos nas nossas origens, pois Xambioá surgiu dos garimpos de cristais, tem um brilho que não se apega e além de tudo é transparente .