Vince Gilligan, criador de ‘Breaking Bad’, completa ciclo em ‘Pluribus’
Quando começou a escrever sua nova série de ficção científica, “Pluribus”, o criador de “Breaking Bad” e “Better call Saul” partiu de um conceito um tanto simples.
“A ideia de uma mulher que é a pessoa mais triste do mundo e que decide que ela precisa salvar o mundo da felicidade me interessou”, conta Vince Gilligan em entrevista ao g1.
“Eu meio que vou aonde a personagem me leva. E eu bolei esse personagem. Originalmente, ia ser um ele, ao invés de uma ela. Eu comecei a bolar essa série cerca de oito anos atrás.”
A mudança de gênero da protagonista foi motivada pela relação que o criador começava a construir com a atriz Rhea Seehorn durante as filmagens de “Better call Saul”.
“Eu pensava: ‘Uau. Ela é muito boa. Talvez eu devesse pegar essa série sobre um cara e transformar em uma sobre uma mulher e Rhea poderia interpretá-la’. E foi mais ou menos assim que ela foi concebida”, conta o americano de 58 anos e sotaque sulista carregado.
Os dois primeiros episódios estreiam na plataforma de streaming Apple TV nesta sexta-feira (7). O resto da temporada, que terá nove capítulos no total, será lançado semanalmente.
Rhea Seehorn em cena de ‘Pluribus’
Divulgação
Entre o mistério e a expectativa
As expectativas por “Pluribus” eram grandes desde o anúncio da série, ainda em 2022. Era, sim, o primeiro projeto de Gilligan fora do universo criado por “Breaking Bad”, considerada por muitos como uma das melhores séries da história da TV americana – senão a melhor.
Além disso, o projeto sempre esteve envolvido em muito mistério. Tanto que pouco se sabia sobre a trama ou sobre o papel de Seehorn até este ano.
O primeiro teaser, lançado em julho após anos sem grandes novidades, mostrava apenas uma sala escura, na qual uma mulher lambia com cuidado todas as rosquinhas de uma caixa comunitária ao som de uma trilha sinistra.
Pode parecer pouco, mas faz sentido logo no primeiro episódio – que mistura tensão e comédia, como os melhores momentos das desventuras de Walter White. Com talvez um pouco mais de leveza.
‘Ciclo completo’
“Pluribus” também atraiu atenção por se tratar de um retorno de Gilligan à ficção científica, gênero que deu início à sua carreira. “Meio que um retorno às origens”, como ele mesmo define.
Ele era apenas um fã de uma série nova, quando decidiu escrever o roteiro de um episódio e enviar para o estúdio. Os executivos gostaram e a história virou um episódio da segunda temporada.
Com o tempo, ele foi contratado e se tornou um dos produtores-executivos. Já a série se tornou uma das mais importantes da TV americana nos anos 1990.
“Realmente parece um ciclo completo. Eu me diverti tanto por sete anos escrevendo para ‘Arquivo X’. Foi um trabalho ótimo. Eu digo às pessoas, com meio que um sorriso, que foi um segundo lugar bem próximo em relação a trabalho favorito de todos os tempos”, afirma ele.
“Amei escrever diálogos para Gillian Anderson e David Duchovny. Amei todo esse pessoal. E eu aprendi como criar para a TV nos sete anos nesse trabalho.”
Rhea Seehorn em cena de ‘Pluribus’
Divulgação
A mulher mais triste do mundo
Pela sua atuação como a advogada competente, que aos poucos se entrega às picaretices do protagonista de “Better call Saul”, Seehorn recebeu duas indicações ao Emmy.
Agora aos 53 anos, a atriz americana assume o papel de uma escritora um tanto rabugenta, infeliz com seu trabalho, que decide salvar o planeta após uma mudança profunda no status quo.
“Eu acho que o coração dela está no lugar certo, muito mais do que o de Walter White estava. E eu gosto de assistir a ela tentando salvar o mundo. Ela não está tentando ser uma heroína para ficar bem na foto”, afirma Gilligan.
“Ela quer ser uma heroína muito contra a própria vontade, de uma forma relutante, para fazer um mundo melhor, mas ela deseja que fosse outra pessoa a fazer isso.”
Seehorn não se importa se vão gostar de Carol. Para a atriz, a protagonista serve como um ponto de identificação para o público dentro de uma trama completamente absurda.
“Tem perguntas difíceis como essa, do tipo: ‘como sair da cama quando tudo o que aconteceu com ela aconteceu com ela’. Mas ela sai. Um centímetro de cada vez. Às vezes, ela para no bar no caminho, mas, mesmo assim, ela ainda se levanta”, brinca ela.
“Quem não se identifica com um momento na vida em que você está correndo gritando: ‘O celeiro está pegando fogo’? E todo mundo diz que está tudo bem e você deveria tomar brunch. E você, tipo: ‘O celeiro está pegando fogo’.”
“São todos esses momentos que o Vince colocou ali que eu acho que trazem (o público) de volta à história.”
Rhea Seehorn em cena de ‘Pluribus’
Divulgação
Fonte: G1 Entretenimento
