Cidade de Xambioá

Xambioá é um município brasileiro do estado do Tocantins. Localiza-se a uma latitude 06º24’40″ sul e a uma longitude 48º32’11″ oeste, estando situada na margem direita do Rio Araguaia, a uma altitude de 141 metros. Sua população estimada em 2007 era de 10.856 habitantes. Xambioá forma uma conurbação com a cidade de São Geraldo do Araguaia (PA), que fica localizada na margem esquerda do Rio Araguaia. O nome do município é um termo indígena que significa Pássaro veloz.

Ficou conhecida por ter sido palco da guerrilha do Araguaia, entre o final da década de 1960 até o final de 1974. No conflito entre o Exército Brasileiro e guerrilheiros do Partido Comunista do Brasil – PC do B, dezenas de comunistas foram mortos ou capturados. Do lado do Exército Brasileiro, aproximadamente 16 soldados pereceram. Alguns habitantes da região que integraram as fileiras guerrilheiras também morreram. Houve ainda os “bate-pau”, que eram os moradores do local que optavam por ajudar o exército. Alguns guerrilheiros e militares que participaram do conflito atuam hoje politicamente dentro da normalidade democrática. Destacam-se José Genoíno e o Major Curió.

Bibliografia

Folder “Xambioá, o Berço da Guerrilha do Araguaia e do Carnaval Norte-tocantinense, Uma Breve Cronologia… ” Registrado na Fundação Biblioteca Nacional (Escritório de Direitos Autorais-EDA) sob o n° 450.677, livro 846, folha 337, Rio-RJ, 2009. Cujo autor é Francisco de Assis Fortes Sobrinho.
Fonte: Wikipédia