Close Menu
Cristal FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Cristal FM quarta-feira, 29 abril
Facebook Instagram X (Twitter)
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Linhas são recolhidas pela polícia no local onde jovem morreu após ser atingido no pescoço

    abril 28, 2026

    Moradores de Palmas cobram avanço após criação de subprefeituras

    abril 28, 2026

    Mecânico que ficou 20 dias perdido na mata diz que tentou ligar para a família: ‘Celular estava desligado’

    abril 28, 2026

    Jovem morre após ser atingido no pescoço enquanto andava de moto no interior do Tocantins

    abril 28, 2026

    Roger Sweet, criador do personagem ‘He-Man’, morre aos 91 anos

    abril 28, 2026

    Quarteto Enredado entrelaça Ivan Lins, Heitor Villa-Lobos e Tonico & Tinoco no repertório do álbum ‘Fantasia sertaneja’

    abril 28, 2026

    Péricles aposta no mix de pagode com sertanejo em feat com Ana Castela no inédito single ‘Simplesmente acontece’

    abril 28, 2026

    Ed Sheeran anuncia show em São Paulo

    abril 28, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Linhas são recolhidas pela polícia no local onde jovem morreu após ser atingido no pescoço

    abril 28, 2026

    Roger Sweet, criador do personagem ‘He-Man’, morre aos 91 anos

    abril 28, 2026

    Quarteto Enredado entrelaça Ivan Lins, Heitor Villa-Lobos e Tonico & Tinoco no repertório do álbum ‘Fantasia sertaneja’

    abril 28, 2026

    Moradores de Palmas cobram avanço após criação de subprefeituras

    abril 28, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Cristal FM
Home»Tocantins»CNJ suspende concurso para juiz no Tribunal de Justiça do Tocantins após suspeitas de falhas
Tocantins

CNJ suspende concurso para juiz no Tribunal de Justiça do Tocantins após suspeitas de falhas

abril 17, 2026Nenhum comentário0 Visitas

Gabarito de concurso público
Reprodução Freepik (https://br.freepik.com/fotos-gratis/conceito-de-preparacao-para-o-exame-publico_25077294.htm#fromView=search&page=1&position=31&uuid=b718c4e9-8d63-4435-b64a-4e45c1dad6c2&query=concurso)
Por decisão liminar, o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) suspendeu o concurso para juiz substituto do Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO). A determinação obriga a Fundação Getulio Vargas (FGV), banca organizadora do certame, a reavaliar de forma individualizada os recursos apresentados pelos candidatos na segunda fase da seleção. A liminar foi concedida pelo conselheiro do CNJ, Marcello Terto.
A suspensão ocorreu após candidatos denunciarem uma “padronização de respostas” por parte da FGV, sem que houvesse análise individualizada das alegações enviadas à banca, além de falta de fundamentação nas avaliações.
Em nota conjunta, a Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Tribunal de Justiça do Tocantins (TJ-TO) confirmaram a suspensão temporária do concurso para juiz substituto, em cumprimento à determinação do CNJ. Com a decisão, todas as etapas do certame estão interrompidas até que a banca examinadora conclua a reavaliação individualizada dos recursos apresentados contra as provas de sentenças.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
Na decisão, tomada no âmbito de um Procedimento de Controle Administrativo (PCA), o conselheiro destacou que há indícios de que as respostas fornecidas pela FGV não demonstram a análise específica de cada recurso.
Veja os vídeos que estão em alta no g1
LEIA TAMBÉM
Contrato de R$ 4,1 bilhões para o transporte público de Palmas começa a valer
Governo do TO reedita MP de indenizações a servidores após impasse com a Aleto; entenda
UFNT abre concurso para professor com salário de R$ 26 mil
Marcello Terto ressaltou que a controvérsia não é sobre a nota em si, mas sobre a validade do julgamento administrativo. Para o relator, a banca tem o dever de motivação, ou seja, a obrigação de explicar as razões fundamentadas que levaram à manutenção ou alteração de uma nota.
“O que se questiona é algo anterior e logicamente distinto: a própria validade formal e material do julgamento administrativo dos recursos, à luz do dever de motivação, da congruência decisória e do contraditório administrativo”, registrou o conselheiro.
Embora o CNJ admita respostas padronizadas em casos específicos, o relator pontuou que isso só é permitido quando há correspondência real entre os argumentos do candidato e a fundamentação da banca, o que não teria ocorrido neste caso.
Possível uso de de IA e novos prazos
Com a liminar, a FGV deverá reanalisar os recursos de forma individualizada e motivada, indicar os pontos considerados e os fundamentos das decisões, além de demonstrar a relação entre os argumentos dos candidatos e a conclusão adotada.
O TJ-TO também foi instado a esclarecer, junto à banca, se houve o uso de ferramentas automatizadas ou de inteligência artificial (IA) na correção das provas e na análise dos recursos. Caso tenha ocorrido, o tribunal deverá detalhar os critérios e os mecanismos de supervisão empregados.
O conselheiro justificou a urgência da medida ao afirmar que o avanço das etapas do concurso poderia consolidar uma situação de difícil reversão. A decisão liminar ainda será submetida ao referendo do Plenário do CNJ.
Nota da FGV e do TJ-TO na íntegra
A Fundação Getulio Vargas (FGV) e o Tribunal de Justiça do Estado do Tocantins (TJTO) informam a suspensão do concurso público para provimento de cargos de juiz substituto, regido pelo Edital nº 1/2025, em cumprimento à decisão do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
Com a suspensão, o certame permanece temporariamente interrompido, sem a prática de quaisquer atos de prosseguimento, até que a Banca Examinadora realize a reapreciação dos recursos interpostos contra as Provas de Sentenças.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Linhas são recolhidas pela polícia no local onde jovem morreu após ser atingido no pescoço

abril 28, 20260 Visitas

Moradores de Palmas cobram avanço após criação de subprefeituras

abril 28, 20260 Visitas

Mecânico que ficou 20 dias perdido na mata diz que tentou ligar para a família: ‘Celular estava desligado’

abril 28, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202438 Visitas

Como (e por que) casal Lorena e Juquinha, de ‘Três Graças’, ganhou repercussão internacional

dezembro 9, 202514 Visitas

Suspeito de roubos é preso após ser perseguido por vítima, cair e abandonar moto durante fuga

setembro 16, 202414 Visitas

Homem é preso após amarrar adolescente suspeito de furto em estaca de cerca e agredi-lo

setembro 17, 202411 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.