SES confirma duas mortes por dengue no norte do Tocantins e investiga um terceiro caso
Duas mortes por dengue foram confirmadas no Tocantins em 2025. Segundo os dados da Secretaria de Estado da Saúde (SES), foram registradas 16.026 notificações da doença no ano, sendo que 717 casos foram confirmados.
As mortes pela doença ocorreram em Araguaína e Cachoeirinha, região norte do estado. Ainda segundo a SES, uma outra morte está sendo investigada em Aliança do Tocantins, na região sul.
Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsAppSegundo o boletim divulgado pela SES, o estado teve uma queda de 29,1% no número de notificações em relação ao ano de 2024, quando foram registradas 22.588 suspeitas.
O número de casos confirmados também caiu em relação ao ano passado, quando foram feitas 3.921 confirmações da doença. Apesar disso, o estado está entrando no período chuvoso e a população precisa ficar atenta aos focos do mosquito.
LEIA MAIS
Moradores se surpreendem com linhas misteriosas em rochas no Rio Tocantins; geólogos explicam
Conheça área turística que é alvo de disputa entre Tocantins e Goiás
Larvas do mosquito da dengue
Reprodução/TV Anhanguera
Cuidados com a dengue
A dengue se trata de uma infecção febril aguda que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. A doença pode evoluir para quadros graves e não existe um medicamento específico para o tratamento, apenas protocolos para minimizar os sintomas que dão desde febres altas, dores e manchas pelo corpo.
A forma de prevenir a doença é eliminar os focos onde se forma criadores do mosquito, seja em casa ou nas vias públicas. As larvas se criam em água parada, portanto, principalmente na época de chuva. Portanto, é importante que objetos que podem acumular água não fiquem expostos para evitar se tornarem criadouros do Aedes.
Veja mais cuidados que deve ser adotado, principalmente dentro de casa, conforme a SES:
Verificar e limpar calhas e lajes: Folhas e detritos podem obstruir a passagem da água e criar poças.
Tampar corretamente reservatórios de água: Caixas d’água, tonéis, poços e piscinas devem estar sempre bem fechados e limpos.
Tratar piscinas: Manter a água da piscina sempre tratada com cloro e realizar a limpeza semanalmente.
Varrer e secar áreas externas: Evitar entulho no quintal e varrer diariamente a água parada.
Guardar objetos que acumulam água: Garrafas vazias, baldes, bacias e vasos devem ser guardados com a boca para baixo ou em locais cobertos.
Lixeiras tampadas: Manter as lixeiras dentro e fora de casa sempre bem tampadas e protegidas da chuva.
Bandejas de geladeira e ar-condicionado: Limpar frequentemente as bandejas externas da geladeira e as bandejas coletoras de água do ar-condicionado.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins
