Close Menu
Cristal FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Cristal FM sábado, 8 agosto
Facebook Instagram X (Twitter)
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Caso Gustavo: mãe teve gravidez marcada por conflitos com pai suspeito de matar criança, diz delegado

    agosto 7, 2026

    Médico condenado pela morte da ex-companheira é demitido da Prefeitura de Palmas

    agosto 7, 2026

    PMTO convoca aprovados nos concursos de oficiais e praças; veja lista e prazos

    agosto 7, 2026

    Influenciadora fica pendurada em tronco durante pescaria em rio no TO e diverte internautas: ‘Canoa não tem freio’; VÍDEO

    agosto 7, 2026

    Vitor Kley regrava canção do Barão Vermelho e recicla sete músicas do próprio repertório em álbum redundante

    agosto 7, 2026

    Gaab explica saída das redes após críticas por perder 40 kg: ‘Sofri preconceito por usar Mounjaro’

    agosto 7, 2026

    Katseye anuncia pausa de Sophia para ‘priorizar saúde mental e bem-estar’

    agosto 7, 2026

    Ed Motta ecoa James Brown no pulso da música que batiza o álbum ‘Toc toc’

    agosto 7, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Vitor Kley regrava canção do Barão Vermelho e recicla sete músicas do próprio repertório em álbum redundante

    agosto 7, 2026

    Caso Gustavo: mãe teve gravidez marcada por conflitos com pai suspeito de matar criança, diz delegado

    agosto 7, 2026

    Médico condenado pela morte da ex-companheira é demitido da Prefeitura de Palmas

    agosto 7, 2026

    PMTO convoca aprovados nos concursos de oficiais e praças; veja lista e prazos

    agosto 7, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Cristal FM
Home»Tocantins»Adolescente indígena celebra aniversário de 15 anos com comida tradicional e forró em aldeia no TO
Tocantins

Adolescente indígena celebra aniversário de 15 anos com comida tradicional e forró em aldeia no TO

julho 30, 2026Nenhum comentário0 Visitas

Festa reuniu família e amigos em aldeia no Rio Javaé
A adolescente Xiwela Javaé celebrou o aniversário de 15 anos com assados de tracajá e tartaruga, comida tradicional de povos indígenas no Tocantins. A comemoração foi realizada na aldeia Barra do Rio, em Sandolândia, região da Ilha do Bananal, e contou ainda com bolo, música e forró.
📖 A legislação ambiental permite o consumo da carne de animais silvestres para subsistência pelos indígenas. Mas há regras: o consumo deve ocorrer dentro dos territórios e não pode haver comercialização. Os limites existem para evitar que a prática ameace a sobrevivência das espécies.
Vídeos do momento foram compartilhados nas redes sociais e chamaram a atenção de internautas pela preservação e expressão da cultura indígena. (Veja vídeo acima).
“A tartaruga é a nossa comida principal. É servida nas nossas festas culturais e em ocasiões especiais. No dia a dia, quando tem tartaruga, a família se reúne para comer junto. Nos orgulha mostrar comida tradicional do nosso povo”, explica o vice-cacique da aldeia, Teixiby Javaé Valdemir Filho.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
LEIA MAIS
Feirante paga faculdade de medicina das duas filhas com venda de pastel no TO
Sine Tocantins oferece quase 1.000 vagas de emprego em 9 cidades
Xiwela Javaé comemorou os 15 anos em aldeia na Ilha do Bananal
Divulgação/Lico Xerente
Em entrevista para o g1, Xiwela conta que a comemoração aconteceu no final de maio e reuniu familiares e amigos na casa dela. Assados de tartaruga, porco e carne bovina fizeram parte do cardápio.
“Nossa, foi muito bom. Eu gostei muito. Eu tenho muito orgulho pelo meu povo e pela minha comunidade. Crescer nesse meio é muito legal pra mim, eu gosto daqui”, diz a jovem Javaé.
A tartaruga faz parte da culinária tradicional e ancestral dos povos indígenas, e a prática é cercada de regras legais e culturais de manejo sustentável. O animal pode ser cozido, assado ou frito e todas as partes são aproveitadas.
O vice-cacique explica que para assar, a tartaruga é colocada na brasa com o casco e, quando pronto, basta abrir o casco e consumir. Na culinária Karajá, foram desenvolvidos o bororó e bèrèti, dois pratos típicos que se destacam pelo uso do casco do animal como recipiente para o preparo das receitas.
Bororó: é uma espécie de mingau que utiliza miúdos e pedaços de carne misturados com farinha
Bèrèti: é uma batida de carne que pode ser frita, preparada com farinha
A Ilha do Bananal divide as aldeias Karajá, no Rio Araguaia, e Javaé, no Rio Javaé. De acordo com o vice-cacique, a aldeia Barra do Rio é da etnia Karajá, mas fica localizada na região do Rio Javaé.
“A tartaruga é a nossa comida típica, prato principal do nosso povo, vem de nossos ancestrais milenares. Sempre mantemos a cultura, língua materna e as nossas comidas tradicionais vivas”, finaliza Teixiby Javaé.
Cultura protegida por lei
Os povos indígenas são autorizados por lei a consumir a carne de animais silvestres como forma cultural, tradicional e para subsistência.
Famílias indígenas no Tocantins costumam consumir a carne entre familiares e amigos da própria comunidade.
De acordo com o Ibama, o consumo de tartarugas e tracajás por não indígenas é vedado dentro ou fora das terras indígenas, conforme a Lei Federal 5.197/67, sendo tipificado como crime e infração ambiental.
Caso uma pessoa não autorizada seja flagrada consumindo o animal, ela poderá ser multada em valores que variam entre R$ 500,00 a R$ 5.000,00, podendo ser aplicada em dobro em caso de comercialização ou obtenção de lucro, além de detenção de seis meses a um ano conforme a Lei de Crimes Ambientais.
A Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) também foi procurada pelo g1, mas não respondeu até a última publicação desta reportagem.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Caso Gustavo: mãe teve gravidez marcada por conflitos com pai suspeito de matar criança, diz delegado

agosto 7, 20260 Visitas

Médico condenado pela morte da ex-companheira é demitido da Prefeitura de Palmas

agosto 7, 20260 Visitas

PMTO convoca aprovados nos concursos de oficiais e praças; veja lista e prazos

agosto 7, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202439 Visitas

Como (e por que) casal Lorena e Juquinha, de ‘Três Graças’, ganhou repercussão internacional

dezembro 9, 202516 Visitas

Mãe é levada para delegacia após ser denunciada por maus-tratos contra dois filhos, diz polícia

fevereiro 11, 202516 Visitas

Prefeitura decreta ponto facultativo e servidores públicos terão quatro dias de folga na Semana Santa

março 27, 202614 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check