Close Menu
Cristal FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Cristal FM quarta-feira, 11 março
Facebook Instagram X (Twitter)
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Saiba quem é o humorista que gerou revolta na web após fala sobre ‘salinha de repouso’ da enfermagem

    março 11, 2026

    Operação da Polícia Civil investiga venda ilegal de CNHs no Tocantins

    março 11, 2026

    Saiba quem é o fazendeiro preso suspeito de encomendar a morte de rival no ramo de abacaxi no TO

    março 11, 2026

    Humorista pede desculpas após dizer que não se casaria com enfermeira por causa da ‘salinha de repouso’; VÍDEO

    março 10, 2026

    Zé Renato canta samba com amor e devoção aos bambas em show no Rio

    março 11, 2026

    Babu Santana é eliminado do ‘BBB 26’ com 68,62% da média dos votos

    março 11, 2026

    Wagner Moura e Michael B. Jordan: atores têm mais chances no Oscar ao fazer dois papéis?

    março 11, 2026

    Oscar 2026: Onde assistir aos principais indicados do prêmio

    março 11, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Zé Renato canta samba com amor e devoção aos bambas em show no Rio

    março 11, 2026

    Saiba quem é o humorista que gerou revolta na web após fala sobre ‘salinha de repouso’ da enfermagem

    março 11, 2026

    Babu Santana é eliminado do ‘BBB 26’ com 68,62% da média dos votos

    março 11, 2026

    Operação da Polícia Civil investiga venda ilegal de CNHs no Tocantins

    março 11, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Cristal FM
Home»Tocantins»Deputados vão fazer terceira votação para escolher mesa diretora da Assembleia; entenda
Tocantins

Deputados vão fazer terceira votação para escolher mesa diretora da Assembleia; entenda

novembro 29, 2024Nenhum comentário0 Visitas

Eleição de nova mesa diretora da Assembleia Legislativa está marcada para sessão extraordinária.
Duas votações anteriores foram questionadas na Justiça. Amélio Cayres (centro) e os outros deputados eleitos para a mesa diretora em junho de 2024
Lourenço Bonifácio/Aleto
Nesta sexta-feira (29), às 19h30, será realizada uma sessão extraordinária na Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto) para a eleição da nova Mesa Diretora para o biênio 2025/2026. Esta será a terceira vez que parlamentares vão escolher a presidência da 2ª legislatura na Assembleia, sendo que as duas eleições anteriores foram questionadas na Justiça.
📱 Participe do canal do g1 TO no WhatsApp e receba as notícias no celular.
A primeira eleição para a escolha da Mesa Diretora ocorreu em fevereiro de 2023, quando ainda não havia sido declarada a inconstitucionalidade da realização de duas eleições dentro da mesma legislatura, conforme decisão do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na ocasião, foram eleitos o deputado Amélio Cayres para presidir o primeiro biênio e Léo Barbosa para o segundo, ambos do Partido Republicanos, mesmo partido do governador Wanderlei Barbosa.
A escolha de duas mesas diretoras em um único dia gerou polêmica por ser chamada como ‘PEC da Eternidade’. O receio dos legisladores era de que a mudança buscava ‘estabilizar’ o governo por ter a maioria dos deputados eleitos.
Com a declaração de inconstitucionalidade da mudança, os deputados realizaram uma nova eleição em junho deste ano, reelegendo Amélio Cayres como presidente da Casa. Mas, essa eleição também não está de acordo com as normas estabelecidas pelo STF, e pode ser derrubada.
Com o argumento de que buscam se adequar a legislação, os deputados iniciaram, nesta semana, uma movimentação para corrigir o processo eleitoral. Eles aprovaram na quarta-feira (27) um Projeto de Resolução (PR) que regulamenta a eleição da Mesa Diretora. Isso levou à terceira votação para a mesa diretora.
Projeto de Resolução
Vista da Assembleia Legislativa do Tocantins
Elmer Graff / AL-TO
Os deputados da Aleto protocolaram na terça-feira (26) um Projeto de Resolução (PR) com nova regulamentação para a eleição da Mesa Diretora. A proposta estabelece que o processo eleitoral seja realizado a partir de 1º de novembro do ano anterior ao início do 2º biênio.
“A eleição da Mesa Diretora para a 3ª e 4ª Sessões Legislativas de cada Legislatura realizar-se-á a partir do dia primeiro de novembro da 2ª Sessão Legislativa da Legislatura, em Sessão Extraordinária, por escrutínio secreto com a presença da maioria absoluta dos Deputados, por convocação da Mesa Diretora”, cita trecho do projeto.
Segundo o documento, a medida está alinhada com o entendimento manifestado pelo STF em ações sobre a eleição da Mesa Diretora das Assembleias Estaduais em Pernambuco e no Rio Grande do Norte.
LEIA MAIS
Deputados aprovam resolução que determina nova eleição para mesa diretora da Assembleia
STF anula eleição da mesa diretora da Assembleia Legislativa do Tocantins para o biênio 2025/2026
Mudança no formato de votação da Assembleia é considerada inconstitucional em parecer da Procuradoria-geral da República
Conforme o projeto, o STF “decidiu que as eleições das Mesas Diretoras para o segundo biênio da legislatura, devem ser feitas a partir de outubro do ano anterior ao término do primeiro biênio, em respeito ao princípio da contemporaneidade prevista na Constituição Federal”.
Ainda segundo o projeto, o objetivo é fazer com que se respeite o decidido pelo STF, com a atualização do Regimento Interno.
Competências da Mesa Diretora
A Mesa Diretora da Assembleia Legislativa é composta por um presidente, dois vice-presidentes e quatro secretários, sendo responsável pela direção dos trabalhos da Casa.
De acordo com o Regimento Interno da Aleto, cabe à Mesa Diretora, entre outras funções, dirigir os serviços legislativos durante as sessões e períodos de recesso, tomar as providências necessárias para a regularização dos trabalhos legislativos e propor projetos de resolução sobre a organização, funcionamento, regime jurídico do pessoal, e fixação da remuneração, entre outros aspectos.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Saiba quem é o humorista que gerou revolta na web após fala sobre ‘salinha de repouso’ da enfermagem

março 11, 20260 Visitas

Operação da Polícia Civil investiga venda ilegal de CNHs no Tocantins

março 11, 20260 Visitas

Saiba quem é o fazendeiro preso suspeito de encomendar a morte de rival no ramo de abacaxi no TO

março 11, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202438 Visitas

Como (e por que) casal Lorena e Juquinha, de ‘Três Graças’, ganhou repercussão internacional

dezembro 9, 202513 Visitas

Homem é preso após amarrar adolescente suspeito de furto em estaca de cerca e agredi-lo

setembro 17, 202410 Visitas

Quase 50 animais são resgatados após serem vítimas de incêndios florestais no Tocantins

setembro 17, 20249 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.