Torneio de Roedores de Pequi aconteceu em Gurupi, região sul do Tocantins. Outros três competidores que também foram premiados, chegaram a roer mais de 100 caroços do fruto. Fernando Gonçalves é tricampeão em Torneio de Roedores de Pequi no sul do Tocantins.
Fernando Gonçalves/Arquivo Pessoal
Qual o máximo de pequi que uma pessoa consegue roer? Em Gurupi, um jovem foi capaz de roer em apenas 10 minutos 180 caroços de pequis, fruto típico do cerrado. O número impressiona até mesmo o autor da façanha, Fernando Gonçalves, que conquistou a terceira vitória consecutiva no Torneio de Roedores, em Gurupi, e faturou R$ 1.500.
“Foi uma emoção muito grande. Não sabia que conseguiria alcançar um recorde tão alto, assim como todos que viram, eu também fiquei bastante surpreso. Eles [público] não acreditaram que estavam vendo aquilo em tempo real. Ainda estou me recuperando desta edição, mas não sei se continuarei no próximo ano”, contou.
Além de vitorioso, Fernando quebrou seu próprio recorde. Nas edições anteriores, ele havia roído 108 caroços e elevou o nível desta vez com 180 pequis. O tricampeão diz que nas competições suas táticas estão ligadas à sua genética e cultura. “Ser tocantinense já é o segredo, o dom já vem de berço”.
Questionado sobre uma possível aposentadoria nas competições após três vitórias consecutivas, Fernando deixa a possibilidade em aberto.
“Talvez sim, vou deixar em aberto essa resposta. Tricampeão e chegando a essa marca, já pode pedir música no Fantástico, né?”, brincou.
LEIA TAMBÉM
Após ser bicampeão em torneio de roedores de pequi, jovem tenta bater próprio recorde: ‘Esse ano será sem igual’
Jovem consegue roer 108 pequis em dez minutos e vence concurso durante festival em Gurupi
Competidores ferozes
Fernando não foi o único competidor a mostrar seus talentos na arte de roer pequi. Outros três competidores também levaram premiações após roerem mais de 100 caroços cada.
Na categoria masculina, o segundo lugar ficou com Marcelo Bezerra que roeu 161 caroços e levou para casa R$ 800. Já na categoria feminina, Leidiane Ferreira surpreendeu a todos ao roer 148 pequis e levou o primeiro lugar. A segunda colocada foi Amanda Souza, que roeu 121 pequis.
Competidores participam de Torneio de Roedores de Pequi em Gurupi
Divulgação/Secom Gurupi
A 4º edição do Festival do Pequi foi realizada na última sexta-feira (25). Além do torneio, os melhores pratos gastronômicos que usaram como base o fruto foram premiados.
O festival foi integrado à programação da Gurupi+Tech, promovido pela Universidade Federal do Tocantins (UFT), em parceria com a Prefeitura de Gurupi.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.
Fonte: G1 Tocantins