Close Menu
Cristal FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Cristal FM segunda-feira, 19 outubro
Facebook Instagram X (Twitter)
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Quem era a estudante de direito que morreu em acidente de carro na BR-153

    outubro 18, 2026

    Morador instala torneira em muro de casa e disponibiliza água para vizinhos durante crise hídrica no interior do TO; VÍDEO

    outubro 18, 2026

    Mega-Sena: bolão de Palmas acerta quina e ganha mais de R$ 117 mil

    outubro 18, 2026

    Deputada Vanda Monteiro recebe alta após cirurgia de emergência em Palmas

    outubro 18, 2026

    Benito Di Paula morre em São Paulo, aos 84 anos, e deixa obra inovadora no segmento do samba

    outubro 19, 2026

    Integrantes de ‘Rebelde’ lamentam morte de Lua Blanco

    outubro 18, 2026

    ‘Aquarelas’ de Ary Barroso e Tom Jobim colorem com a bossa brasileira o show de Dionne Warwick no Rio de Janeiro

    outubro 18, 2026

    Daniel Lopes junta Noel Rosa, Fausto Fawcett, Jorge Vercillo e IA na pista do álbum ‘Já que veio, fica para dançar’

    outubro 18, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Benito Di Paula morre em São Paulo, aos 84 anos, e deixa obra inovadora no segmento do samba

    outubro 19, 2026

    Quem era a estudante de direito que morreu em acidente de carro na BR-153

    outubro 18, 2026

    Morador instala torneira em muro de casa e disponibiliza água para vizinhos durante crise hídrica no interior do TO; VÍDEO

    outubro 18, 2026

    Integrantes de ‘Rebelde’ lamentam morte de Lua Blanco

    outubro 18, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Cristal FM
Home»Entretenimento»Protesto de Cesar Camargo Mariano contra remixagem de álbum de Elis Regina reacende o debate sobre os limites da interferência na obra alheia
Entretenimento

Protesto de Cesar Camargo Mariano contra remixagem de álbum de Elis Regina reacende o debate sobre os limites da interferência na obra alheia

março 21, 2026Nenhum comentário1 Visitas

Capa do álbum ‘Elis’, gravado em 1973 por Elis Regina (1945 – 1982) e relançado em edição remixada e remasterizada na última terça-feira, 17 de março
Divulgação
♫ OPINIÃO
♬ Pianista, arranjador e diretor musical do álbum lançado em 1973 por Elis Regina (1945 – 1982), Cesar Camargo Mariano expressou em rede social a insatisfação com a remixagem do álbum “Elis”. Orquestrada por João Marcelo Bôscoli, filho primogênito e herdeiro de Elis, com o engenheiro de som Ricardo Camera, a edição remixada e remasterizada do álbum “Elis” foi disponibilizada pela gravadora Universal Music na última terça-feira, 17 de março, como celebração pelos 81 anos de nascimento de Elis Regina.
“…Ouvi (a edição) com tristeza. Tristeza por ouvir todo o trabalho de meses de criação do conceito musical, dos arranjos e das execuções, dos planos de gravação e mixagem, todos estudados e muito bem pensados por nós, jogados no lixo. Estas questões, para mim, não são passiveis de alterações por terceiros. […] Não se pode mexer tecnicamente em uma obra final a este ponto, alterar os planos de mixagem, a voz, os arranjos, os timbres dos instrumentos dos músicos escolhidos a dedo, incluir instrumentos que foram rejeitados, mutilar toda uma dinâmica originalmente muito bem pensada e trabalhada. E não digo estas coisas por estar envolvido visceralmente no projeto original, mas sim pelo respeito que tenho a qualquer obra e seus criadores. Esta é a minha opinião“, conclui Mariano após expor detalhes técnicos que o descontentaram na remixagem das faixas do disco.
O protesto público de Cesar Camargo Mariano contra a remixagem do álbum “Elis” reacende o debate sobre os limites éticos da interferência alheia na obra de artistas, sobretudo os já falecidos. No caso do álbum de Elis, não há o que contestar sob o prisma jurídico, já que João Marcelo Bôscoli é um dos herdeiros de Elis e os fonogramas do referido disco, lançado originalmente pela gravadora Philips, pertencem à Universal Music, companhia fonográfica que encampou em 1999 o acervo da Philips / Polygram. Tudo foi feito com o aval da empresa Universal Music.
A questão é mesmo ética. Particularmente, defendo que um álbum possa ser remixado desde que esse álbum continue disponível no formato original, tal como foi concebido pelo artista com o arranjador e com o produtor musical. Nesse caso, a edição remixada funcionaria como uma versão alternativa do disco, sem substituir a obra original.
Se a edição original continua ao alcance dos ouvintes, não vejo problema na proposta de uma outra experiência sonora, desde que fique evidenciado que a versão remixada é tão somente uma alternativa para a fruição da obra, jamais a edição definitiva. Futuras gerações têm direito a ouvir o disco tão como ele foi concebido. E remixar um álbum é, sim, alterar a forma original. Nesse ponto técnico, Cesar Camargo Mariano tem toda a razão.
É fato que, decorridos 53 anos do lançamento do álbum “Elis”, somente Cesar Camargo Mariano pode analisar e apontar com precisão o que maculou a concepção original dos arranjos. Elis já não está aqui para se posicionar.
Seja como for, não é o caso de apontar culpados. Como diretor musical do álbum, concebido por ele ao lado de Elis Regina, Mariano tem razão na indignação. Contudo, João Marcelo Bôscoli também tem o direito de propor uma nova mixagem de álbum gravado em época de limitações técnicas. Mal nenhum há nisso. O importante, como dito, é ressaltar que se trata de uma alternativa de som, não do som definitivo que deve ser tomado como referência a partir de então. Por maiores e melhores que sejam os ganhos técnicos, a referência de qualquer álbum será sempre a edição original.
♫ Eis, na íntegra, o texto em que Cesar Camargo Mariano expressou em rede social o descontamento com a remixagem do álbum “Elis”:
“Estou sendo procurado para dar minha opinião sobre o lançamento da nova versão remixada e remasterizada do álbum “Elis 1973”, do qual fui o diretor musical, arranjador e pianista. Na madrugada de hoje ouvi este lançamento. E respondo que ouvi com tristeza. Tristeza por ouvir todo o trabalho de meses de criação do conceito musical, dos arranjos e das execuções, dos planos de gravação e mixagem, todos estudados e muito bem pensados por nós, jogados no lixo. Estas questões, para mim, não são passiveis de alterações por terceiros.
Nada justifica a alteração no final da faixa “É com esse que eu vou”, onde o track do teclado RMI foi “arrastado” e antecipado em 4 compassos (!), prejudicando a parte final da canção que foi pensada, exaustivamente, entre mim e Elis, pois tinha um forte sentido aquele espaço que deixei em suspense no arranjo, em função da sua interpretação e da história que estava sendo contada e cantada por ela.
Na faixa “Doente, Morena” agora há DUAS guitarras(!). O arranjo final não foi concebido assim. Agora aparecem duas guitarras fazendo um ‘duelo’ atrapalhado, tirando toda a singeleza e o lirismo da interpretação, do nosso conceito final para a canção. Na faixa “Oriente”, há agora um corte súbito em sua voz, no princípio da frase “a possibilidade de ir pro Japão” que, a meu ver, resultou muito mais problemático do que qualquer deficiência na dicção da voz de Elis que pudesse haver na gravação original.
Em “Caçador de esmeraldas”, a percussão agora está exagerada, e foi incluído um tímpano que, a princípio, era para ser apenas um detalhe sutil no arranjo, criando um ambiente, mas que decidi tirar, pois estava pesado demais. Agora ele aparece ‘misteriosamente’ e bem à frente, se sobrepondo à voz de Elis e mudando todo o clima do nosso conceito final da obra. Em “É com esse que eu vou”, além do novo plano e timbragem dos instrumentos tirarem todo o clima do groove e swing intencional, agora está totalmente fora de sincronismo.
E parei por aqui…
Todos sabem que sempre fui a favor da tecnologia, quando bem utilizada. Há 22 anos, em 2004, aceitei produzir a remixagem e remasterização do Álbum “Elis & Tom” em 5.1 e DVD Áudio, novíssimas tecnologias na época, com a competência técnica dos sensíveis profissionais, Luís Paulo Serafim e Carlos Freitas, mantendo sempre o maior respeito por toda a obra original.
O álbum original ‘Elis 1973,’ que agora completa 53 anos, pode não agradar a gregos e troianos. E é assim mesmo, tudo certo. Mas agradou a quem mais importava. Os planos técnicos de gravação e mixagem foram construídos de acordo com a intenção da interpretação de Elis e, principalmente, aprovados por ela.
Não se pode mexer tecnicamente em uma obra final a este ponto, alterar os planos de mixagem, a voz, os arranjos, os timbres dos instrumentos dos músicos escolhidos a dedo, incluir instrumentos que foram rejeitados, mutilar toda uma dinâmica originalmente muito bem pensada e trabalhada. E não digo estas coisas por estar envolvido visceralmente no projeto original, mas sim pelo respeito que tenho a qualquer obra e seus criadores. Esta é a minha opinião“.
CCM

Fonte: G1 Entretenimento

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Benito Di Paula morre em São Paulo, aos 84 anos, e deixa obra inovadora no segmento do samba

outubro 19, 20260 Visitas

Integrantes de ‘Rebelde’ lamentam morte de Lua Blanco

outubro 18, 20260 Visitas

‘Aquarelas’ de Ary Barroso e Tom Jobim colorem com a bossa brasileira o show de Dionne Warwick no Rio de Janeiro

outubro 18, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202439 Visitas

Mãe é levada para delegacia após ser denunciada por maus-tratos contra dois filhos, diz polícia

fevereiro 11, 202520 Visitas

Prefeitura decreta ponto facultativo e servidores públicos terão quatro dias de folga na Semana Santa

março 27, 202616 Visitas

Como (e por que) casal Lorena e Juquinha, de ‘Três Graças’, ganhou repercussão internacional

dezembro 9, 202516 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel ngsbahis güncel giriş ngsbahis ngsbahis giriş ngsbahis güncel ngsbahis güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş marsbahis telegram marsbahis marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş marsbahis telegram marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş marsbahis telegram casibom casibom casibom giriş casibom güncel giriş casibom telegram casibom casibom giriş casibom güncel giriş jojobet jojobet giriş jojobet güncel giriş jojobet jojobet giriş jojobet güncel giriş jojobet jojobet giriş jojobet güncel giriş jojobet telegram jojobet jojobet giriş jojobet güncel jojobet güncel giriş matbet matbet matbet giriş matbet güncel giriş matbet hemen giriş matbet telegram casibom casibom casibom giriş casibom güncel giriş casibom hemen giriş casibom adres giriş casibom telegram casibom seo jojobet jojobet giriş jojobet güncel giriş jojobet hemen giriş jojobet telegram jojobet seo jojobet google jojobet jojobet telegram jojobet giriş jojobet güncel giriş jojobet seo jojobet amp jojobet girişleri Jojobet Jojobet giriş Jojobet Jojobet giriş jojobet jojobet giriş jojobet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş extrabet telegram deneme bonusu veren siteler deneme bonusu siteleri free spin veren siteler holiganbet holiganbet giriş piabellacasino piabellacasino giriş jojobet giriş jojobet holiganbet holiganbet giriş holiganbet holiganbet giriş betebet giriş betebet betebet betebet giriş betebet giriş betebet matbet giriş matbet lunabet giriş lunabet kavbet giriş kavbet betcio giriş betcio nakitbahis giriş nakitbahis lunabet lunabet giriş nesinecasino giriş nesinecasino lunabet lunabet giriş betebet betebet giriş betcio betcio giriş galabet galabet giriş betcio betcio giriş betcio betcio giriş betcio betcio giriş goldenbahis goldenbahis giriş goldenbahis güncel giriş betpas betpas giriş betpas güncel giriş holiganbet holiganbet giriş holiganbet güncel giriş goldenbahis goldenbahis giriş goldenbahis güncel giriş meritbet meritbet giriş meritbet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş sahabet sahabet giriş sahabet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş sahabet sahabet giriş sahabet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş iptv satın al iptv iptv al ıptv ıptv satın al extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş extrabet extrabet giriş sahabet sahabet giriş sahabet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş sahabet sahabet giriş sahabet güncel giriş sahabet sahabet giriş sahabet güncel giriş sahabet resmi giriş sahabet sahabet giriş sahabet güncel giriş sahabet resmi giriş sahabet sahabet giriş sahabet güncel giriş sahabet resmi giriş sahabet sahabet giriş sahabet güncel giriş sahabet resmi giriş onwin onwin giriş onwin güncel giriş onwin bonus onwin kayıt extrabet casibom casibom giriş casibom güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş extrabet extrabet giriş extrabet güncel giriş marsbahis marsbahis giriş marsbahis güncel giriş jojobet jojobet giriş jojobet bonus crikzo.com extrabet fixbet fixbet giriş fixbet güncel giriş