Close Menu
Cristal FM
  • Home
  • Notícias
    • Brasil
    • Tocantins
    • Entretenimento
    • Politica
    • Cidade
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Facebook Instagram WhatsApp
Cristal FM domingo, 21 junho
Facebook Instagram X (Twitter)
Pedir Música
  • Home
  • Notícias
    1. Brasil
    2. Tocantins
    3. Entretenimento
    4. Politica
    5. Cidade
    6. Ver Todas

    Batalha de Rap Macapá terá duelos de rima e venda de comidas típicas no Mercado Central

    setembro 16, 2024

    ‘Maio Amarelo’ tem ações em escolas e ruas para prevenir acidentes no trânsito no AP

    setembro 16, 2024

    Crianças autistas participam de sessão de terapia com cães do Bope em Macapá

    setembro 16, 2024

    Jacaré de 2 metros é resgatado dentro do campus do Ifap em Macapá; é o 2º animal em 17 dias

    setembro 16, 2024

    Lúpus, luto e recomeço: as tragédias por trás do vídeo que mudou a vida de tocantinense

    junho 21, 2026

    Vídeo de baterista de Henrique e Juliano tocando de mochila volta a chamar atenção nas redes após reação de cantora

    junho 21, 2026

    Formada na Europa e trabalhando com carvão: por que vídeo de tocantinense viralizou mais de 13 milhões de vezes

    junho 21, 2026

    Novo complexo de cinema será inaugurado em shopping de Palmas com cinco salas e tecnologia a laser

    junho 21, 2026

    Homem morre após cair da arquibancada em show da banda Goose no Madison Square Garden

    junho 21, 2026

    Mestre Ambrósio tem contribuição à cena pernambucana posta em foco no documentário ‘Quando a gente vira um’

    junho 21, 2026

    Lenine apresenta o show ‘Eita’ no Rio de Janeiro com coesão, som perfeito e três parceiros fundamentais na plateia

    junho 21, 2026

    Alok conta como resolveu dilema sobre feat com Jennifer Lopez

    junho 21, 2026

    Barroso autoriza Marcos Valério a cumprir pena no regime semiaberto

    setembro 16, 2024

    STF perdoa pena de mais dois condenados no mensalão do PT com base no indulto de Temer

    setembro 16, 2024

    Ministro do STF nega revisão de pena para Ramon Hollerbach no mensalão do PT

    setembro 16, 2024

    STF concede liberdade condicional à ex-presidente do Banco Rural Kátia Rabello

    setembro 16, 2024

    Lúpus, luto e recomeço: as tragédias por trás do vídeo que mudou a vida de tocantinense

    junho 21, 2026

    Criança fica com pé preso em parafuso de academia ao ar livre e bombeiros desmontam equipamento em Palmas

    junho 21, 2026

    Vídeo de baterista de Henrique e Juliano tocando de mochila volta a chamar atenção nas redes após reação de cantora

    junho 21, 2026

    Homem morre após cair da arquibancada em show da banda Goose no Madison Square Garden

    junho 21, 2026
  • Nossa Cidade
  • Locutores
  • Programação
  • Fale Conosco
Cristal FM
Home»Tocantins»Tocantins tem dois municípios entre os piores colocados no ranking de qualidade de vida, diz pesquisa
Tocantins

Tocantins tem dois municípios entre os piores colocados no ranking de qualidade de vida, diz pesquisa

maio 20, 2026Nenhum comentário0 Visitas

Imagem mostra ruas de Recursolândia à esquerda, e à drieita uma praça de Paranã
Reprodução/Googel Streets
Uma pesquisa aponta que o Tocantins tem dois municípios entre os 20 piores em índices de qualidade de vida no Brasil. O ranking do Índice de Progresso Social (IPS) Brasil 2026 foi divulgado nesta quarta-feira (20). Na lista, aparecem Recursolândia e Paranã, no interior do estado.
Os técnicos analisaram os 5.570 municípios brasileiros com base em 57 indicadores sociais e ambientais. Dentre eles, estão áreas fundamentais como nutrição e cuidados médicos básicos, saneamento e acesso à água, moradia, segurança pessoal e acesso ao conhecimento básico. Diferente de índices puramente econômicos, esses critérios focam nos resultados diretos entregues aos cidadãos, para avaliar se as necessidades humanas estão sendo atendidas.
📱 Clique aqui para seguir o canal do g1 TO no WhatsApp
O objetivo é medir a capacidade de cada sociedade de atender às necessidades humanas básicas, garantir bem-estar e ampliar oportunidades para a população.
O índice avalia áreas como segurança, moradia, meio ambiente, água e saneamento, saúde e acesso à educação superior. No Tocantins, o desempenho foi considerado baixo nas duas cidades — veja abaixo.
Vídeos em alta no g1
Recursolândia: ocupa a 14ª posição entre os piores colocados no ranking nacional, com nota de 47,39. O município enfrenta desafios em áreas como educação e saneamento básico.
Paranã: aparece na 20ª posição entre os piores resultados do país, registrando 47,63 pontos. A cidade possui o segundo maior território do estado, mas registra dificuldades em indicadores de saúde e infraestrutura urbana.
LEIA TAMBÉM:
‘Cenário de abandono’: Justiça determina reforma em unidades do IML e concurso público
Veja o que abre e fecha no aniversário de 37 anos de Palmas
Ponte sobre o Rio Tocantins tem restrição de tráfego determinada pelo Dnit
Perfil dos municípios com base no IBGE
Segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) de 2022, os dois municípios tocantinenses citados no ranking possuem características de baixa densidade demográfica — medida que indica a concentração de habitantes em uma determinada área — e forte dependência de recursos externos.
Recursolândia tem população estimada de 3.454 habitantes, segundo o IBGE. Na área da educação, embora a escolarização de crianças de 6 a 14 anos seja de 96,97%, o município ocupa a 133ª posição entre as 139 cidades do estado nesse quesito. No meio ambiente, menos de 1% dos domicílios possuem esgotamento sanitário adequado.
Paranã, com área territorial de 11.217 km² e população estimada de 10.877 habitantes, apresenta 100% de escolarização na faixa de 6 a 14 anos. No entanto, a cidade registra uma taxa de mortalidade infantil de 28 por mil nascidos vivos, situando-se entre as piores marcas do estado (26ª posição). O esgotamento sanitário adequado também atinge menos de 1% da população.
Ambos os municípios possuem salário médio mensal de 1,6 salário mínimo para trabalhadores formais e apresentam 0% de urbanização adequada em vias públicas (presença de bueiro, calçada, pavimentação e meio-fio), segundo o último censo do IBGE.
Veja mais notícias da região no g1 Tocantins.

Fonte: G1 Tocantins

Compartilhar. Facebook Twitter Telegram Email Copy Link WhatsApp

Mais Notícias

Lúpus, luto e recomeço: as tragédias por trás do vídeo que mudou a vida de tocantinense

junho 21, 20260 Visitas

Vídeo de baterista de Henrique e Juliano tocando de mochila volta a chamar atenção nas redes após reação de cantora

junho 21, 20260 Visitas

Formada na Europa e trabalhando com carvão: por que vídeo de tocantinense viralizou mais de 13 milhões de vezes

junho 21, 20260 Visitas
BANNER LOCAL LATERAL
Top Posts

Médico é suspeito de invadir carro e agredir delegado aposentado durante confusão no trânsito

setembro 19, 202438 Visitas

Mãe é levada para delegacia após ser denunciada por maus-tratos contra dois filhos, diz polícia

fevereiro 11, 202515 Visitas

Como (e por que) casal Lorena e Juquinha, de ‘Três Graças’, ganhou repercussão internacional

dezembro 9, 202514 Visitas

Suspeito de roubos é preso após ser perseguido por vítima, cair e abandonar moto durante fuga

setembro 16, 202414 Visitas
Siga-nós
Facebook Instagram YouTube WhatsApp TikTok
Nosso App
© 2026 Rádio afiliada a Farcom Tocantins - www.farcomto.org

Digite acima e pressione Enter para pesquisar. Pressione Esc para cancelar.

imunify-bot-check